Bolsas de Estudos na Romênia

Oferecidas a cidadãos estrangeiros pelo estado romeno através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MAE)

O programa de bolsas oferecido pelo estado romeno, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para cidadãos estrangeiros, com base na Portaria 288/1993, para o ano letivo 2020 – 2021 (detalhes nas páginas de internet
RO: https://www.mae.ro/node/10250;
EN: https://www.mae.ro/en/node/10251;
FR: https://www.mae.ro/fr/node/10253.

– METODOLOGIA –

1. Condições gerais para concessão de bolsas de estudo
Critérios de qualificação: cidadãos estrangeiros provenientes de todos os estados do mundo, com exceção dos estados membros da UE. Cidadãos estrangeiros de origem romena e aqueles que pertencem às comunidades históricas romenas nas proximidades estão se beneficiando de outras bolsas, não sendo elegíveis ao abrigo deste programa; bolsa requerente não deve segurar a cidadania romena.

O candidato à bolsa deve apresentar documentos de educação emitidos por instituições de ensino credenciadas / reconhecido para ter uma boa escola ou uma média de anos de estudo de pelo menos sete (7) correspondente ao sistema de classificação na Roménia (máximo 10) ou “bom” após caso.
A idade máxima dos candidatos 35 anos – para Bacharel e Mestre e 45 anos – para estudos de doutoramento ou pós-graduação.

Bolsas de estudo são concedidas por 3 ciclos de estudo:
a) Licença. O programa completo é executado por um período de 3 a 6 anos, dependendo da especialização seguida e termina com um exame de bacharel.
b) Grau: Programas de mestrado é destinado a graduados de estudos de graduação são realizados durante um período de 1, 1,5 ou 2 anos e termina com o exame da dissertação.
c) PhD: programas de estudo de doutorado são destinadas a graduados do grau de mestre ou equivalente, se desenrola ao longo de um período de 3-4 anos, dependendo da faculdade escolhida, e terminam com uma tese. A admissão ao doutorado é condicionada pela promoção do colóquio de admissão e pela descoberta de um supervisor de doutorado.

Mais informações estão disponíveis no APÊNDICE 3.
As áreas de estudo são (lista indicativa): arquitetura, artes visuais, cultura romena e civilização, jornalismo, ciências políticas e administrativas, ciências da educação, ciências sociais, estudos técnicos, de petróleo e gás, ciências agrárias, medicina veterinária. Não são concedidas bolsas de estudo para medicina ou farmácia.
Para mais informações, consulte o ANEXO 4.

A aprendizagem de línguas: os estudos são apenas em romeno. Para os candidatos que não falam romeno, o primeiro ano é preparatório para o estudo da língua romena, antes dos estudos propriamente ditos.
As seguintes categorias de pessoas estão isentas da obrigação de apresentar o Certificado de graduação do ano preparatório, quando estudaram, pelo menos, quatro anos consecutivos em romeno, numa unidade / instituição de ensino no sistema nacional da Roménia; aqueles que, para se inscreverem no ensino universitário, promovem o teste de língua romena organizado de acordo com os regulamentos em vigor ou que, a fim de entrar na universidade, apresentou certificados de proficiência para a língua romena, o nível B1 mínimo, emitido de acordo com os regulamentos.

2. Pedidos de apresentação de pedidos
Os dossiês dos candidatos são enviados apenas por meio de missões diplomáticas. Os dossiês arquivados diretamente nos escritórios de registro do MAE ou MEN (Ministério da Educação), bem como os arquivos enviados após o prazo, não serão considerados.

3. Calendário de Inscrição
O período de inscrição começa em 14 de dezembro de 2019, o requerente tem o dever de informar-se sobre as condições associadas à missão diplomática onde ele deseje apresentar. O prazo para a apresentação dos dossiês a Embaixada é 1 de março.

Os dossiês e a metodologia incompletos ou não-conformes são considerados desclassificados e não serão avaliados pelo comitê do MAE. Os arquivos dos candidatos rejeitados após a avaliação dos comitês do MAE e do MEN não são devolvidos, assim que tem que apresentar só fotocopias dos documentos originais. Os dossiês arquivados diretamente no registro do MAE ou MEN não são considerados.

4. Documentos necessários para completar o dossiê
O dossiê de candidatura ao concurso de bolsas deve conter os seguintes documentos:
4.1. Carta da Embaixada (responsabilidade da missão diplomática);
4.2. Formulário do MAE (ANEXO 1) para uma bolsa integral na Romênia;
4.3. O formulário MEN (ANEXO 2) do formulário de candidatura para a carta de aceitação para estudos, preenchido na íntegra;
4.4. Cópias dos diplomas obtidos (bacharelado ou equivalente + de bacharel, mestrado, doutorado, se aplicável) e uma tradução autenticada em um dos seguintes idiomas: inglês, francês ou romeno;
4.5. Cópias autenticadas de transcrições / suplementos diploma de estudos completadas e certificadas sua tradução em um dos idiomas inglês, francês ou romeno;
4.6. Cópia legalizada da certidão de nascimento (ou equivalente) e tradução autenticada em um dos seguintes idiomas: inglês, francês ou romeno;
4.7. Cópia simples após as primeiras 3 páginas do passaporte;
4.8. Atestado médico que indique que a pessoa a se inscrever em estudos não tem doenças contagiosas ou outras doenças incompatíveis com a futura profissão;
4.9. Curriculum Vitae do candidato;
4.10. Fotos recentes – 2 peças, formato de passaporte.

As pastas também serão preenchidas com os seguintes documentos (apenas para candidatos que se enquadram na categoria específica mencionada para cada documento):
Prova de mudança de nome (se aplicável) – cópia e tradução legalizada;
Certificado comprovativo da aprovação no bacharelado, licenciatura, mestrado ou doutorado, conforme apropriado para graduados este ano – cópia e tradução autenticada numa das línguas inglês, francês ou romeno;
Certificado de graduação do ano preparatório romeno ou certificado de proficiência linguística, se aplicável;
Declaração notarial sobre o consentimento parental no caso de candidatos menores (em uma das seguintes línguas: inglês, francês ou romeno).

5. Procedimento de análise de arquivos e seleção de estudiosos

O MAE analisa a correção da preparação do dossiê e apresenta os arquivos que são elegíveis para o comitê de seleção do MAE. Os arquivos selecionados pela Comissão do MAE serão encaminhados ao Comitê de MEN.

Os membros dos dois comitês avaliam os arquivos de inscrição de acordo com as competências científicas dos candidatos, bem como o campo de estudo escolhido. As comissões aprovarão, dentro do número de vagas, a lista de candidatos aceitos.

6. Anúncio dos resultados
Os resultados do concurso de bolsas de estudo serão anunciados até 17 de junho de 2020, para cada missão diplomática que tenha apresentado solicitações ao MAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *