CONSULADO GERAL HONORARIO DA ROMÊNIA EM SANTA CATARINA RECEBE VISITA OFICIAL DA EMBAIXADA DA ROMÊNIA

Na primeira semana do mês de julho,  a comunidade romena de Santa Catarina foi agraciada com a primeira visita Oficial ao nosso Estado, da Embaixadora da Romênia no Brasil, Senhora Monica Mihaela Ştirbu e do Ministro Conselheiro e Cônsul da Embaixada, Senhor Florin Marian Palade.

No dia 05/07/2022, a Embaixadora, juntamente com o  Ministro Conselheiro e Cônsul Geral Honorário foram recepcionados na residência oficial, Casa Agronômica, com honras militares pelo Governador do Estado, Sr. Carlos Móises da Silva, onde foram tratados  temas de parcerias entre Santa Catarina e a Romênia.

Os detalhes dessa visita especial podem ser conferidos em:

https://facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02jeohciXdpmh6UYM5JEQTjuBbRJNByCDVs61G7KxZfjF3vFoL41mUPy5r2b92jZHHl&id=100003192374340&sfnsn=wiwspwa

e

https://facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid06GYoSwHFZsarYknpkpusxxGvqVf42rj9jdP5x4Ctmz3eagx8MF5zQ6YXmiDXdVkLl&id=268505483239004&sfnsn=wiwspwa

Também tivemos no mesmo dia, o encontro da comitiva da Romênia com a FACISC, a federação com mais de 50 anos de trabalho em prol de Santa Catarina, com mais de 35 mil empresas afiliadas, onde foram estreitadas as relações, com a intenção de realização de missões econômicas em ambos os países e uma parceria estratégica.

Complementando, temos o link dessa notícia em:

No dia 06/07/2022 foi realizada a visita ao Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Sr. Edinho Lemos, e assim, encaminhada a intenção de realização de três projetos em parceria pela nossa Embaixada, no contexto do aniversário de 15 anos da integração da Romênia na União Européia e os 95 anos de relações bilaterais romeno-brasileiras (1928-2023):

Exposição Fotográfica “O Longo Caminho da Imigração Romena para o Brasil, Exposição de Arte Gráfica contemporânea romena e a exibição do filme romeno Experimentul Pitesti, filme dirigido por @victoria.baltag, que conta a história do sofrimento da juventude, no experimento de reeducação comunista que destruiu milhares de pessoas e famílias.

Link da notícia:

https://facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02Q85DgwVc8cWDJC9JkuGfe3PT8DSQ5V5CuTXa9AUcwA1Bvy8UPJsADSk52pBLco2l&id=100069212025712&sfnsn=wiwspwa

E o encerramento da  agenda Oficial da Embaixadora Monica Mihaela Ştirbu e do Ministro Conselheiro Florin Marian Palade, culminou com o  momento de muita emoção e histórico para os mais de 10 mil descendentes romenos da comunidade em Santa Catarina, com a realização da Cerimônia de Juramento da Cidadania Romena dos novos cidadãos Romenos, ligados a grande comunidade romena do Extremo Oeste de Santa Catarina, da Associação dos Romeno Bessarabianos, www.romenos.com.br, na cidade de Florianópolis.

Foram concretizadas as cidadanias Romenas para 19 membros da comunidade, somando ao total 31 cidadanias, com inclusão de filhos menores.

Link da notícia:

https://facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02aHhnvrER3R3rBUcWU15u8wbcx9FWoyAgjsXz3T7RzhJ4hdECME5Np6THdKV7xRGMl&id=553500364685029&sfnsn=wiwspwa

Desta forma, o Consulado, através do Cônsul Edson Roberto Dreher, da consulesa Carlise Schneider Dreher e a Diretora Cultural Florentina Muller Gruhlke, congratula a todos os novos cidadãos Romenos pela conquistada cidadania romena e a concretização do vosso sonho.

Ainda agradece a todos que se envolveram na organização do evento e pelo auxílio de trabalhos prestados: ao Alexandre Ruscheinsky que em nome da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste organizou o grupo, de maneira que fosse possível a locomoção das pessoas e assim ser realizado o ato do juramento a todos, também a Patrícia Soehn que se disponibilizou para o registro fotográfico, enfim a todos que de uma forma ou outra colaboraram para o êxito deste evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *