Fim da Missão Diplomática do Embaixador Stefan Mera

No dia de hoje finda a Missão Diplomática da Vossa Excelência Embaixador Stefan Mera no Brasil, que juntamente com a Embaixatriz Ligia Mera retornam a Romênia.

O Embaixador deixa um legado de amizade, companheirismo, dedicação e acima de tudo muito trabalho.

Foi em vosso mandato que iniciou no Brasil 27/10/2016, que nossa comunidade teve muitos avanços em inúmeras pautas. Podemos citar que após sua primeira visita a região em outubro de 2017 foi construído o Caminho para a recuperação de cidadania romena.

Esse trabalho foi realizado em sua gestão com o apoio incondicional do Ministro e Cônsul Valeriu Rusu, com todo o envolvimento da professora e Diretora Cultural do nosso Consulado Geral Honorário Florentina Müller Gruhlke.

Dessa maneira foi possível o encaminhamento de mais de 200 cidadanias, aonde atualmente a nossa comunidade de Santa Catarina já possui entre juramentados e aprovados 60 cidadãos romenos.

Ressaltar também que em sua primeira vinda a nossa região em 2017, esteve no Encontro Regional dos Romenos Bessarabianos na cidade de Tunápolis, visitas oficiais as Prefeituras de Mondaí, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Itapiranga.

Em Itapiranga participou do primeiro Jantar Romeno na Oktoberfest, um dos maiores eventos do Sul do Brasil. Dia histórico para toda comunidade bessarabiana da região, com introdução da nossa culinária e cultura. Aonde foi lhe apresentado o traje típico romeno com a releitura e característica da nossa comunidade no Brasil, trabalho realizado com maestria pela Atual Modas de Itapiranga.

Regressou novamente a região para participar do Encontro Regional dos Romenos Bessarabianos na Linha Santo Antônio no dia 01/12/2018, data muito especial e significativa, dia que se comemorou o Centenário da Grande Romênia, que foi a Unificação do país após a Primeira Guerra Mundial.

Dia de muita emoção a todos os presentes, todos os fundadores de nossa comunidade foram soldados e heróis da Primeira Guerra Mundial.

Nessa ocasião o então Prefeito de Itapiranga, Sr. Jorge Welter anunciou a aprovação pela Câmara de Vereadores da Lei instituindo o dia 01 de Dezembro, como o Dia do Romeno.

Também nessa ocasião foi realizada o lançamento do Artesanato Romeno da nossa comunidade Romeno Bessarabiana, trabalho realizado de maneira espetacular pela Associação de Artesanato Novo Amanhã de Iporã do Oeste.

Também na missão diplomática do Embaixador Stefan Mera, através do vosso empenho pessoal a comunidade foi agraciada com 4 Bolsas de Estudos do Idioma na Romênia. Foi um marco essencial para que nossa comunidade possa cada vez mais estar conectada com nossa Pátria Mãe Romênia.

Em 28 de Fevereiro 2019, também tivemos a honraria de termos tido elevado à categoria Consular de nosso Consulado Honorário para Consulado Geral Honorário.

Registrar nosso agradecimento imenso também pela coordenação no último dia 18/03/2021 da reunião realizada para comunidades romenas do Brasil com a Secretária de Estado da Romênia, Vossa Excelência Oana Ursache, onde foram tratados inúmeros temas de extrema relevância.

Deixar em nome de nossa Diretora Cultural, Florentina, da Consulesa Carlise e da minha pessoa a mais profunda gratidão ao Embaixador Stefan Mera e Embaixatriz Ligia Mera, que tenham um excelente retorno a nossa amada Romênia e podem ter certeza de que estão em nossos corações.

Segue abaixo Entrevista do Cônsul Geral Honorário Edson Roberto Dreher a Oeste Fm em 19/05/2021:

https://www.peperi.com.br/audios/19-05-2021-oeste-entrevista-19-05-2021-139/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *