Comunidade Romena de Santa Catarina em Luto pelo Falecimento da Imigrante Ida Müller Welter

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado

A comunidade Romena e a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC, com profundo pesar, anuncia o falecimento da sócia fundadora,  imigrante IDA (MULLER) WELTER, ocorrido em 24-09-2019, em Itapiranga SC.

Quem é Ida Welter?

Mãe? Avó? Bisavó? Irmã? Tia?

Sim tudo isso e também mãe de todos! Guerreira, generosa, culta…sábia!!!

Partiu aos 96 anos de idade, deixando a sua  comunidade romena um pouco mais órfã.

Ida, nascida em Krasna, Bessarabia, Romênia, em  25 de fevereiro de 1923  é filha de Johannes e Clara Winter Muller. Imigrou ao Brasil em 1929 juntamente com seus pais e mais 4 irmãos, sendo que no Brasil nasceram mais 4 irmãos.

Casou-se aos 19 anos de idade, com o então viúvo Adolfo Welter e assim, também se tornou madrasta de 5 crianças do primeiro casamento de Adolfo. Criou e educou estas cinco crianças com o mesmo amor e afeto que criara e educara seus 12 filhos legítimos. Constituiu uma família numerosa, razão pela qual sua partida é sentida por muitas famílias .

Além de sua numerosa família, Ida deixa em vida 4 irmãos, sendo ela, a última filha de Johannes e Clara.

Ao longo de sua vida, além de devota assídua do credo católico, dedicou-se a vida do lar, a arte da costura e do artesanato e principalmente a leitura e participante como colunista de jornais locais e regionais, contando histórias e artigos em línguas alemã e portuguesa.

Seus artigos e escritos foram publicados na fantástica obra: UMA IMIGRANTE, TEUTO ROMENA E OUTROS ESCRITOS .

Ida foi uma grande incentivadora para seu filho Áureo, o então prefeito de Itapiranga, na criação da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC.  Sócia fundadora e participante ativa, desde 1989 da grande comunidade romena e consequentemente apoiadora do Consulado Geral Honorário de SC.

A Associação dos Romenos Bessarabianos e Consulado Geral Honorário agradecem a Ida   Welter  ao importante legado deixado para todos os tempos: preservar as raízes e dar continuidade a esta historia da imigração romena no Extremo Oeste de SC.

Em suas conversas sempre deixou marcante o amor a sua Pátria Natal, Romênia,  a saudade revelada em tantos momentos de pisar o chão que a vira nascer.

Ida partiu, porém seus depoimentos,  seus ensinamentos, seus conselhos, seus sonhos, jamais deixarão de existir como alicerces de uma história que se desenvolveu em meio a tantas dificuldades e avanços da colonização.

A Associação dos Romenos e Consulado, enlutados  e entristecidos por sua partida, mas também  gratos por ter tido a sua experiência para enriquecer e encorajar tantas vidas e tantas histórias.

DESCANSE EM PAZ GUERREIRA IMIGRANTE ROMENA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *